Visita Técnica ao Conselho Federal de Farmácia e grupo UNICOM de Farmácias

Os alunos do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, acompanhados do coordenador do curso, Prof. Herbert Cristian de Souza, participaram no dia 14 de março de 2011 de uma importante visita técnica ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) e ao grupo UNICOM de Farmácias e Drogarias, ambos em Brasília - DF.





A visita técnica ao CFF ocorreu nas dependências do CEBRIM - Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos. Os alunos do curso de Farmácia foram gentilmente recebidos pela  Farmacêutica do CEBRIM, Doutora Emília Vitória da Silva, a qual proferiu uma palestra sobre as funçoes do CFF e do CEBRIM.



O Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM), seção do Conselho Federal de Farmácia (CFF), iniciou sua história em novembro de 1992 com o treinamento de um dos seus atuais farmacêuticos no "Centro de Información de Medicamentos (Cedimed)", localizado em Caracas (Venezuela), que é o Centro Colaborador da OPAS/OMS para a difusão dessa atividade na América Latina.


Em maio de 1993 o "Projeto para a implantação de uma Rede Nacional de Centros de Informação sobre Medicamentos" foi apresentado em reunião plenária do CFF, conjunta com a Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. 





Um ano depois, em junho de 1994, o Cebrim começou a funcionar e, em agosto, organizou o I Curso de Centros de Informação sobre Medicamentos, que visava a capacitação de farmacêuticos para implantação de CIM pelos diferentes estados brasileiros. No total, foram quatro cursos (nos anos de 94, 95, 96 e 97), treinando 53 farmacêuticos provenientes de 20 estados brasileiros.



Após a palestra, a Doutora Emília mostrou o museu da Farmácia, com peças, equipamentos e utensílios utilizados pelos oficiais de Farmácia nos séculos passados.




Os alunos aproveitaram o intervalo entre uma visita e outra para fazer um tour pela Capital Federal, onde registraram vários pontos turísticos da cidade.




No período da tarde, os alunos visitaram as instalações da Drogaria Genérica, uma das lojas do grupo UNICOM, na CLS 102 (Rua das Farmácias) no Plano Piloto.


A visita foi conduzida pela Farmaceutica Hélen Silva. Farmacêutica, especialista em Atenção Farmacêutica. Criou e coordena desde 2004, uma metodologia inovadora de acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes diabéticos e hipertensos do grupo UNICOM, em Brasília, Goiânia e Palmas.

A Farmaceutica Helen ministrou uma palestra para os alunos do curso de Farmácia sobre o projeto SAP - Saúde Acompanhada de Perto, o qual inovou os serviços farmacêuticos da Rede de Drogarias.


Um dos fatores que descaracteriza as farmácias quanto à assistência à saúde é que se criou na mente do consumidor, que na maioria dos estabelecimentos farmacêuticos preponderam os interesses comerciais. Para que a população volte a ter confiança na farmácia e a reconheça como estabelecimento de saúde, é necessário que se ofereça um atendimento diferenciado, onde o farmacêutico devidamente habilitado e qualificado, seja capaz de oferecer orientações e informações sobre medicamentos e estar realmente envolvido na busca de soluções aos pacientes (SCHENKEL, 1991).


Pensando em tudo isso, a UNICOM, despertou para a necessidade de se envolver cada vez mais com ações sociais, que viessem a melhorar os hábitos e consequentemente a qualidade de vida da comunidade onde atua. Atualmente a rede oferece um atendimento diferenciado de orientação e de busca de resultados positivos de melhoria na vida desses clientes.








SAP é o nome dado a esse programa de Atenção Farmacêutica realizado pela UNICOM. Além desse acompanhamento, também são realizadas palestras sobre diversos temas: Alimentação saúdavel, Monitorização, Hipertensão x Diabetes, Inovações no mercado de diabetes e outras mais. Tudo isso visando maior conhecimento por parte do paciente e assim uma maior adesão ao tratamento.


Dentro do SAP, o cliente é o principal foco nos trabalhos da empresa, sendo que o grupo de Farmacêuticas da Rede, realizam com grande primazia a Atençao Farmaceutica, uma proposta de Acompanhamento Farmacoterapêutico que tem como objetivo a melhora da qualidade da terapia medicamentosa dos pacientes.


O Farmacêutico nesse atendimento orienta e identifica possíveis problemas relacionados com o uso de medicamentos, além de identificar interações de medicamentos e/ou alimentos. Esclarece ainda sobre possíveis reações adversas de medicamentos e se necessário encaminha a outros profissionais de saúde, tendo como foco o paciente.


Segundo a líder do projeto, Farmacêutica Helen Silva “qualquer pessoa que queira um atendimento diferenciado deve ligar e agendar a 1ª entrevista com o farmacêutico, onde se faz uma coleta de dados”.
A Farmacêutica Helen ressalta que os profissionais farmacêuticos do grupo não substituem nenhum outro profissional da saúde em sua função. É uma interação positiva, que tem alcançado ótimos resultados para o paciente.





POP's contribuem na organização da Farmácia

Aula Magna conjunta reúne cinco cursos e movimenta a UNIPAC/Araguari

Os cursos de Ciências Contábeis, Educação Física, Farmácia, Nutrição e Sistemas de Informação da UNIPAC/Araguari promoveram em conjunto, no dia 15 de março, a Aula Magna do 1° semestre de 2011. O evento contou com ampla participação dos alunos calouros, professores e coordenadores dos referidos cursos.



A professora Kelly Doaut  Godoi  fez a abertura do evento e exibiu um vídeo institucional, mostrando a história da UNIPAC, os cursos oferecidos, a estrutura física e administrativa, bem como esclareceu sobre as normas internas, direitos e deveres dos alunos. Ela também destacou os objetivos principais da Aula Magna, dentre os quais:  promover a integração dos alunos iniciantes com a Instituição, além motivá-los com a demonstração  da evolução do curso e do  profissional com o mercado de trabalho. 



Em seguida, os coordenadores presentes: Kelly Dout, Educação Física; Erico Chiovato, Ciências Contábeis; Leandra Mendes do Vale, Sistemas de Informação; Renata Paniago, Nutrição; e Herbert Cristian de Souza, Farmácia,  fizeram uma rápida apresentação sobre os seus cursos, carga horária  e mercado que o profissional poderá atuar.




O professor Osvaldo Freitas de Jesus, Doutor em Filosofia da /Educação e Mestre em Psicologia da Educação, foi o palestrante convidado para dar as boas vindas aos calouros 2011 da UNIPAC/Araguari. Na oportunidade proferiu a palestra “A Educação e o Mundo Moderno”  onde abordou importantes dados históricos da educação mundial e fez comparativos com a educação no Brasil.  

Ponderou que a educação no país ficou no atraso por séculos,  pois  só a partir de 1930 passou a ser verdadeiramente considerada pelos governantes, sobretudo com a instalação das primeiras universidades.



 
O professor Érico Chiovato  encerrou o evento, agradecendo ao palestrante pela importante contribuição, e aos alunos  e professores pela participação.         

Capacifar Araguari - 3° Módulo

No sábado, dia 12 de fevereiro, aconteceu o 3º módulo do Capacifar Farmácia Comunitária (Dispensação), no Auditório da UNIPAC - Campus IX – Araguari.



O instrutor deste módulo fui o psicólogo Bedsen Rocha Gomes, analista de Recursos Humanos, que ministrou sua aula sobre “Gestão de Pessoas”, e “Humanização em Serviços de Saúde”.





Logo na abertura da sua aula, Bedsen convidou todos os participantes para "desaprender" certos conceitos que a vida profissional nos ensina. Ele enfatizou que as organizações nos dias atuais necessitam de profissionais mais "antenados" com os propósitos das empresas.





Bedsen, ao longo da aula, ralatou vários exemplos práticos de como os farmacêuticos podem se desenvolver nas empresas e conseguir bons cargos. Ele enfatizou também os perfis de gerentes, com suas habilidades humanas e técnica.



Mais uma vez a Associação do Câncer (http://www.associacaodocancer.org.br/), esteve presente para receber as doações de fraldas geriátricas, as quais serão repassadas aos atendidos portadores de câncer, na cidade de Uberlândia, Araguari e cidades vizinhas. 



A assistente administrativa da Associação do Câncer, Srª Renata, discorreu sobre a importância das doações, e agradeceu pela iniciativa do CRF-MG e UNIPAC Araguari. 




No período da tarde, Bedsen focou os estudos nas halidades de liderança, mostrando através de slides e filmes exemplos negativos e positivos dos vários perfis de lider.