Visita técnica ao Laboratório Teuto (Anápolis - GO)

No dia 11 de Abril de 2011, os alunos do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari (MG), acompanhados pelo coordenador, Prof. Herbert Cristian de Souza, realizaram uma importante visita técnica ao Laboratório Teuto Brasileiro em Anápolis (GO), a fim de observar na prática, os conhecimentos antes restritos apenas às teorias. 



O Laboratório Teuto foi escolhido por ser considerado o maior laboratório farmacêutico da América Latina, e por ser referência em medicamentos de qualidade.  





Os alunos foram muito bem recepcionados pela farmacêutica Patrícia Regina Montes, responsável pelos treinamentos e Marketing da empresa, a qual desejou as boas vindas Institucional e logo após preferiu uma palestra sobre medicamentos genéricos e equivalência farmacêutica.


Ao final da palestra, realizou-se uma dinâmica de grupo, onde o objetivo foi despertar nos alunos o espírito de trabalho em grupo.






No período da tarde os alunos visitaram a reserva ambiental  Follium e o Centro de Educação Infantil Hipoderme, onde os filhos dos funcionários da empresa ficam em período integral.












Além de observar a escala produtiva semi-sólida e sólida dos medicamentos, a visita também proporcionou aos graduandos uma dimensão da profissão e dos diversos campos de atuação.



Segundo o coordenador do curso, o objetivo foi conhecer o ciclo de produção de medicamentos industrializados em uma indústria de grande porte.




O Teuto tem um dos maiores parques industriais da América Latina e seu complexo é totalmente estruturado com máquinas e equipamentos de última geração.

Atualmente, o Teuto é modelo para a indústria farmacêutica nacional e com reconhecimento internacional. Foi a primeira indústria de medicamentos genéricos e OTC (over the couter) do Brasil.

Curso de Farmácia participa de evento social.

O curso de Farmácia a convite do curso de Educação Física, participou do "Projeto Ruas, Cultura e Movimento" organizado pela CUFA - Araguari no dia 09 de abril de 2011, na Avenida Cel. Teodolino P. Araújo, no centro de Araguari - MG.




O projeto teve como objetivo levar à comunidade araguarina diversão, entretenimento e cuidados com a saúde.


Os alunos do curso de Educação Física da UNIPAC com o comando da Coordenadora do curso, Profa. Kelly Douat promoveram atividades com o intuito de conscientizar a população para os benefícios das atividades físicas.     













Os alunos do 5° período do curso de Farmácia da UNIPAC participaram na aferição da pressão arterial e medida da glicemia. Ao todo, foram realizados mais de 300 atendimentos.


Farmácia e Ciências Biológicas realizam pesquisa científica em Amanhece (Araguari - MG)

No dia 18 de Março de 2011 os alunos extensionistas dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, realizaram no distrito de Amanhece (Araguari - MG) um trabalho de pesquisa científica sobre o conhecimento da população de plantas medicinais. 


O evento contou também com a participação dos alunos do curso de Nutrição, os quais visitaram juntamente com os alunos de C. Biológicas e Farmácia mais de 50 residências do distrito de Amanhece.



O estudo visou a identificação das espécies vegetais nativas e seus produtos usados pela população daquela área, além de analisar como essa comunidade se relaciona com os recursos vegetais. 


O estudo procurou conhecer os hábitos de plantio e cultivo das plantas com apelo terapêutico, e levou em consideração o conhecimento da população mais idosa no preparo e posologia destas plantas medicinais.






Na pesquisa, foram levantados diversos problemas para a promoção de alternativas para a sustentabilidade e uso dos recursos desse bioma.


Diversas entrevistas foram realizadas, e algumas espécies vegetais foram coletadas para futura análise etnobotânica nos laboratórios do Campus.









O trabalho foi coordenado pelos professores Wender Faleiro e Herbert Cristian, o qual envolvel a comunidade e pesquisadores/extensionistas para o melhor conhecimento dos problemas da comunidade propiciando a sua organização em torno de objetivos comuns, a sustentabilidadade e a conscientização da utilização racional da biodiversidade.