Campanha Saúde na Estrada


Com o apoio da secretaria municipal de Saúde e Polícia Rodoviária Federal, os cursos de saúde da UNIPAC Araguari participaram no dia 24/09/2013 da III Campanha Saúde na Estrada na cidade de Araguari (MG), um evento promovido pelos postos Ipiranga. A Campanha ocorreu no posto Cerradão (Rodovia 050), próximo à entrada da cidade de Araguari (MG), e contou com a presença das professoras Cristiane Souza, Kelly Douat e Rosana de Cássia Oliveira.

Além de vacinação, a iniciativa ofereceu gratuitamente aos motoristas exames como teste de glicemia, pressão arterial, acuidade visual, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), vacinação e teste rápido de HIV. O evento voltado especialmente para caminhoneiros leva também aos participantes informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Dengue.

Para os caminhoneiros, esta ação é muito importante, pois, é uma maneira de incentivá-los a cuidar da saúde. Um deles chegou a dizer que é impossível não participar. “Logo na entrada do posto, somos incentivados, por meio de alerta feito pessoalmente. Desta maneira nos sentimos acolhidos e fazemos questão de participar, atualizando a nossa carteira de vacinação”, exemplificaram.

Em 2012, a campanha itinerante que é realizada em diversos estados do Brasil, revelou dados importantes sobre a saúde das 42.443 pessoas atendidas: 19% apresentaram pressão alta, 12% taxa de glicose alteradas, 23% dos atendidos estavam com problemas na visão e 6% apresentaram problemas de obesidade. Além disso, 48 pessoas foram encaminhadas para atendimento emergencial em hospital imediatamente após a realização dos exames. 

Pelo segundo ano consecutivo, a Ipiranga conta com a parceria do Ministério da Saúde por meio do apoio à divulgação de suas campanhas e distribuição de material informativo, promovendo a saúde e prevenção de doenças. Entre os materiais, destaca-se a Cartilha do Caminhoneiro com dicas para o profissional da estrada viver melhor, dentro e fora dela.