Alunos de Farmácia fazem uso de Tecnologias da Informação e Comunicação

Durante o 1º semestre de 2016, os alunos do 7º período de Farmácia desenvolveram uma atividade diferenciada na disciplina de Biologia Molecular. Sob supervisão da Prof. Dra. Rosana de Cássia Oliveira foram utilizadas práticas simuladas em ambiente virtual através do software “Laboratório Virtual de Biotecnologia” de Nuno Ribeiro (disponível em Casa das Ciências).

Segundo a Profª Rosana, os alunos se mostraram muito entusiasmados, pois, além do conhecimento adquirido sobre as técnicas de Biologia Molecular que não são normalmente desenvolvidas em práticas dos cursos de Farmácia, também exercitaram suas habilidades nas ferramentas de informática pertinentes. “No passado tivemos uma educação pautada em um método no qual o professor ensinava, os alunos assistiam uma aula expositiva pouco atrativa e depois era aplicada a prova teórica. Normalmente aqueles que conseguiam se sair bem eram apenas os que detinham bom poder de memorização. No entanto, o IMEPAC tem nos incentivado a buscar metodologias alternativas de ensino para que os alunos tenham contato com as múltiplas possibilidades de aprendizado”, com certeza isso reverberá na vida profissional de nossos alunos, explica.
Para Paula da Silva, aluna do 7º período, a atividade oportunizou um conhecimento real do conteúdo estudado. “Além da comodidade e praticidade, o software tornou a atividade mais prazerosa.”
O IMEPAC parabeniza a iniciativa e incentiva o seu corpo docente a aplicar cada vez mais metodologias ativas de ensino fazendo uso das inúmeras ferramentas que estão a nossa disposição.