Sobre o Curso

O Curso de Farmácia


O Curso de Farmácia enfoca a formação de um profissional qualificado para o exercício Farmacêutico, em todas as áreas de atuação, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, assumindo a sua responsabilidade na busca da melhoria da qualidade de vida da população e na preservação da saúde como patrimônio da humanidade.

Os acadêmicos de Farmácia da IMEPAC Araguari contam com professores qualificados e com modernos laboratórios de ensino e pesquisa, entre eles os laboratórios de anatomia, bioquímica, microbiologia, imunologia, parasitologia, toxicologia, genética, farmacotécnica, farmacognosia, biotério e químicas.

O Farmacêutico é a figura central na produção de medicamentos em escala industrial ou artesanal (manipulação), produtos dermatológicos e cosméticos, produtos de higiene, produtos alimentícios, veterinários, saneantes (produtos de limpeza), entre vários outros.

Neste contexto, garantir que os medicamentos tenham qualidade, segurança e eficácia, e que os consumidores recebam informações corretas sobre o seu uso é tarefa primordial do profissional farmacêutico.


O que faz o profissional


Os Farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários e apotecários, exímios conhecedores no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal.
Cada vez mais a profissão farmacêutica evolui e abrange uma gama maior e mais complexa de responsabilidades. Além da tradicional atuação em drogarias, o farmacêutico é um membro integrante da equipe de saúde e assume funções variadas, fornecendo serviços de atenção farmacêutica e ajudando a garantir o melhor tratamento para os pacientes.  O Farmacêutico é perito no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos.
Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Federação Internacional Farmacêutica (FIP) divulgou uma documentação sobre qualidades gerais que o farmacêutico deve possuir. Estas qualidades, em número total de sete, deu o nome ao profissional 7 estrelas, são elas:


  1. Prestador de serviços farmacêuticos em uma equipe de saúde.
  2. Capaz de tomar decisões.
  3. Comunicador
  4. Líder
  5. Gerente 
  6. Atualizado permanentemente (pesquisador)
  7. Educador

Mercado de Trabalho

É obrigatória a presença de, no mínimo, um farmacêutico em cada uma das farmácias e drogarias do País, seja na orientação, dispensação e manipulação de medicamentos, o que torna a atividade ainda mais atrativa. Além disso, o Farmacêutico presta o trabalho de assistência e atenção farmacêutica, assumindo responsabilidade técnica nas principais áreas:


  1. Distribuidoras de medicamentos e cosméticos
  2. Distribuidoras de materiais médicos hospitalares
  3. Drogarias independentes e de rede
  4. Farmácia Pública (Saúde Pública)
  5. Farmácias de Manipulação de medicamentos e cosméticos
  6. Farmácias Homeopáticas
  7. Farmácias Hospitalares
  8. Farmácias Veterinárias
  9. Indústrias Farmacêuticas
  10. Laboratórios de Análises Clínicas
  11. Transportadoras de medicamentos
  12. Vigilância Sanitária

Ainda, com curso específico é habilitado para fazer acupuntura. No Brasil, podem exercer mais de 70 atividades diferentes. Clique aqui e veja todas as áreas de atuação do profissional Farmacêutico.


Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento do Curso de Farmácia - IMEPAC Araguari




Procedimento
Situação
Autorização
Ata 2ª Reunião CONSUN de 05/02/2007
Número de Vagas Anuais
120
Início do curso
07/02/2008
Migração Sistema Federal ADIn 2501 (2008)
Inserido no sistema e-MEC Solicitação de Renovação de Reconhecimento – protocolo 200905314
CPC Ciclo III - 2010
Conceito Enade: SC
Conceito CPC: SC
Reconhecimento do Curso
Visita in loco: 11/11/2012 a 14/11/2012
Conceito de Curso (CC): 4
OBS.: Houve impugnação do Relatório da comissão aceito pela CTAA
CPC Ciclo IV - 2013
Conceito Enade: 3
Conceito CPC: 3
Reconhecimento
Conforme Portaria SERES nº 699/2015, de 01/10/2015, publicada no DOU de 05/10/2015.
CPC 2016
Conceito Enade: 3
Conceito IGC: 3
Conceito CPC: 4
Renovação de Reconhecimento com base no CPC ano referência 2016
Renovado Reconhecimento conforme Portaria SERES nº 136, de 01 de março de 2018, publicada no DOU em 02/03/2018




Corpo docente do curso




Matriz Curricular




Objetivos do curso

O curso de Farmácia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari tem como objetivo desenvolver no aluno as competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Objetiva-se, também, desenvolver no aluno as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, essenciais para um desempenho profissional de qualidade em nível individual e social. Finalmente, deseja-se formar um profissional crítico, com raciocínio científico e com autonomia na atualização e busca do conhecimento.

O curso de Farmácia da UNIPAC Araguari tem como objetivo geral a formação de Farmacêuticos com perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, para atuar em todas as áreas do conhecimento em que os medicamentos e a atuação Farmacêutica sejam fundamentais à promoção, manutenção, recuperação da saúde e à prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais da cidade de Araguari e Região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, sempre calcada no rigor científico e intelectual.


Perfil do Egresso

O aluno egresso do Curso de Farmácia da IMEPAC Araguari deverá ser um Farmacêutico generalista, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às Análises Clínicas e toxicológicas, ao controle da produção e análise de alimentos, sempre pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, em consonância com a Resolução n° 2, de 19/02/2002, do Conselho Nacional de Educação.

Laboratórios Especializados





Estágios do Curso de Farmácia

A atividade de estágio é fundamental na formação do profissional, por proporcionar a interação do aluno com a realidade da profissão e a complementação prática do aprendizado acadêmico.

O Curso de Farmácia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari contempla em sua matriz curricular a partir de 2012, seis estágios, distribuídos do 4º (quarto) ao 9º (nono) semestre, perfazendo um total de 800 horas, organizados de forma crescente de aquisição de competências e habilidades a diversas áreas de atuação do profissional Farmacêutico conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (Res. CNE/CES 2 de 19/02/2002).


Tabela 1 – Estágios supervisionados do Curso de Farmácia
Período
Estágios
Carga Horária
Teórica
Prática
Total
Estágio Supervisionado I: Serviço de Saúde Pública
--
100
100
Estágio Supervisionado II: Manipulação
--
80
80
Estágio Supervisionado III: Dispensação (Drogaria)
--
80
80
Estágio Supervisionado IV: Análises Clínicas
--
80
80
8º
Estágio Supervisionado V: Farmácia Hospitalar
--
80
80
Estágio Supervisionado VI: Saúde Pública, Drogaria e Laboratório
--
380
380
TOTAL
--
800
800

Para a realização do estágio dos alunos do curso de Farmácia, a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari mantém parceria com organizações públicas e privadas do município e região, desde que sejam estabelecimentos Farmacêuticos habilitados que exerçam atividades nas áreas de Manipulação Alopática ou Homeopática, Farmácia Hospitalar, Dispensação de medicamentos, Farmácia Comunitária, Análises Clínicas, Indústrias de Medicamentos, Cosméticos ou Alimentos, Laboratórios de Controle de Qualidade, entre outros.

Projetos Sociais

A IMEPAC Araguari tem consciência do seu papel no contexto educacional e da presença social que exerce na comunidade onde está inserida, em seu Estado e no seu País. O seu futuro é desenhado tendo por base a interação com a sociedade, responsável pelo alcance dos objetivos institucionais e pela continuidade do interesse público em torno das suas potencialidades.

Considerando isso, o curso de Farmácia promove a integração com a comunidade por meio de suas atividades extensionistas, convênios de estágio, visitas técnicas, projetos, etc. São atividades desenvolvidas para promover essa integração:

PAJEC: Programa de Aprimoramento do Jovem através do Esporte, Educação e Cultura – em parceria com a Fundação Maçônica, onde o curso de Farmácia contribui na disseminação do conhecimento em prevenção e recuperação da saúde da comunidade.

Projeto Ação IMEPAC: Atividade desenvolvida em conjunto com outros cursos da IMEPAC Araguari que visa devolver à comunidade os conhecimentos adquiridos em sala de aula;

Projeto Saúde na Comunidade: ação de prevenção da hipertensão e diabetes junto à comunidade carente;

Projeto Saúde na Empresa: ação semelhante à realizada na comunidade só que no ambiente empresarial da região de Araguari.

Campanha de descarte de medicamentos: ação de conscientização para o descatre correto de medicamentos vencidos e não vencidos;

Ação Integrada de Despoluição do Rio Paranaíba: ação envolvendo a comunidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do rio e de sua preservação para a cidade e região.

Mais informações

Encontre mais informações sobre o curso de Farmácia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari:

Site: farmacia.imepac.edu.br 
Telefone: (34) 3249-3900


Coordenador: Prof. Herbert Cristian de Souza