Dia de Cooperar 2013

A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari participou,no dia 14 de setembro de 2013 do “Dia de Cooperar”, que ocorreu na Praça Getúlio Vargas. O evento foi promovido pela empresa Sicoob-Aracredi e contou com o apoio de diversas entidades e empresas do município, que proporcionaram ações nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura e outras.

O projeto, conhecido com Dia “C”, é uma iniciativa do Sistema Ocemg e ocorre em diversas cooperativas do estado de Minas Gerais, visando beneficiar a população através de ações solidárias. Em Araguari, além dos stands dos parceiros, os organizadores promoveram diversas atrações, incluindo apresentação da Banda do 11º Batalhão de Engenharia e Construção, shows de bandas araguarinas, dança e apresentações culturais.

Os estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Educação Física participaram do evento com diversas atividades. De acordo com Ismelinda Maria de Rezende Sousa, professora do curso de Enfermagem, os estudantesde Nutrição proporcionaram a medida do Índice de Massa Corporal (IMC) e distribuíram folders educativos, além de oferecer orientações aos participantes. Os alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem realizaram a medida da pressão arterial e teste de glicemia capilar. “Essas orientações incluem mudanças no estilo de vida e aquisição de hábitos saudáveis, como combate ao sedentarismo e combate ao álcool e tabagismo, além de uma alimentação balanceada que elimine o sal, o açúcar e as gorduras em excesso. O foco da nossa ação é conscientizar a população e possibilitar aos alunos um contato maior com a comunidade, trazendo o conhecimento científico para a população e possibilitando a troca de conhecimentos”, explica.

Durante o evento, o stand da UNIPAC Araguari atendeu mais de 250 moradores. A estudante Ana Laura Correia do 8º período do curso de Nutrição afirma que muitos estavam acima do peso e não tinham conhecimento sobre o IMC. “Nós demos muitas orientações nutricionais. Nós precisamos participar cada vez mais dos eventos, pois a população está bastante desinformada. Eles não têm noção de como é uma alimentação saudável e de como cuidar do próprio peso”, ressalta. A aluna Helis Carla Basílio, do 8º período do curso de enfermagem afirma que o evento atendeu às expectativas. “Recebemos muitas pessoas, mas a maioria está com hipertensão. Nós orientamos e pesquisamos até encontrar a fonte do problema. Recebemos um jovem de 17 anos com a hipertensão altíssima e a maior parte das pessoas é causada pelo tabagismo e obesidade”, comenta. 

Os estudantes do curso de Educação Física promoveram um alongamento e diversas brincadeiras com as crianças, como pula corda, bambolê, vôlei e outros. A aluna Francielle Correia de Almeida, do 4º período do curso de Educação Física, afirma que as brincadeiras são de extrema importância para o futuro das crianças. “Isso incentiva para que futuramente elas queiram fazer atividades físicas e ter um corpo saudável. A UNIPAC Araguari, como Instituição de Ensino Superior, tem que estar sempre levando esses conhecimentos para a população”, conclui.




















Postagens populares