Intercâmbio na University at Buffalo (UB)

Os alunos Vitor Abranches Jordão Costa, Gabriel Limongi Crossara e o Prof. Herbert Cristian Souza, da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, juntamente com estudantes de outras Instituições da Fundação Presidente Antônio Carlos, concluíram, no dia 05 de outubro, o intercâmbio com a University at Buffalo (UB) do ano de 2013.

De acordo com o professor Herbert Cristian Souza, coordenador do curso de Farmácia da UNIPAC Araguari, o principal objetivo da visita técnica é conhecer o sistema de saúde dos Estados Unidos e especialmente os laboratórios da Suny, no campus da cidade de Buffalo. “Durante a visita percebemos que a saúde nos Estados Unidos é levada bem a sério, porém, não existe um sistema de saúde público igual ao do Brasil. Cerca de 45 milhões de pessoas não tem acesso nenhum à saúde e o seguro de saúde é muito caro, mas para quem tem condições de pagar, o atendimento é fantástico. Eles são muito desenvolvidos, principalmente em termos tecnológicos. Nós aprendemos muitas coisas e pudemos ter acesso a equipamentos que só víamos na TV”, explica.

A equipe reuniu estudantes de Araguari, Bom Despacho, Barbacena, Ponte Nova e Juiz de Fora, que durante 12 dias tiveram a oportunidade de conhecer várias clínicas, hospitais, farmácias e centros de saúde. “Nós visitamos o Roswell Park Cancer Institute, que é um dos três maiores do mundo em pesquisas sobre novos medicamentos para o câncer. Este Instituto, para se ter uma idéia, possui mais de 250 novas pesquisas de produtos farmacêuticos ao mesmo tempo”, ressalta.

Segundo o coordenador, o Brasil tem muitos pontos positivos com a implantação do SUS, mas precisa melhorar, principalmente em relação à organização, infraestrutura, equipamentos, tecnologia e investimento.