Alunos do PAJEC realizam manipulação de Xarope de Guaco

Estudantes dos primeiros períodos do curso de Farmácia do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, juntamente com o coordenador do curso, Prof. Herbert Cristian de Souza, promoveram, no dia 15 de abril de 2015 mais uma atividade educativa voltada aos alunos do Programa de Aprimoramento do Jovem Através do Esporte, Educação e Cultura (PAJEC).

O PAJEC é coordenado pela Fundação Maçônica de Araguari e tem como objetivo promover a educação da juventude através do ensino em período integral. A UNIPAC Araguari é parceira neste projeto, promovendo oportunidades educacionais para estudantes de baixa renda.

Durante a atividade, os alunos do PAJEC tiveram a oportunidade de manipular um Xarope de Guaco, um medicamento fitoterápico indicado como auxiliar no tratamento de afecções do trato respiratório, como tosses persistentes e tosses com expectoração.

Sua preparação seguiu as Boas Práticas de Manipulação, e as matérias primas utilizada foram: extrato hidroalcoólico de Mikania glomerata 0,1mL; mel puro de abelhas como veículo q.s.p 5,0mL.

O produto manipulado foi de amostra, simulando a técnica correta como se fosse produzido por um Farmacêutico em uma Farmácia de Manipulação. Suas posologias para adultos são descritas nos compêndios oficiais como: tomar 5 ml, via oral, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas, e em casos de afecções respiratórias agudas, recomenda-se o uso por 7 dias e, em casos crônicos, por 2 semanas.

Ao final da atividade, cada aluno pôde levar para casa uma amostra do medicamento fitoterápico, como forma de lembrança e motivação para continuar os estudos.