13º Ação de Despoluição Rio Paranaíba

O curso de Farmácia do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Araguari, participou no sábado dia 27/06/2015 de mais uma importante Ação de Despoluição do Rio Paranaíba.

Foi a 13º edição de Despoluição do Rio Paranaíba com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre os impactos ambientais da poluição. A Prefeitura Municipal de Araguari mobilizou a população ribeirinha, voluntários, pescadores amadores e profissionais, além de proprietários de ranchos e fazendas localizadas às margens do Rio Paranaíba para ajudar na ação de despoluição. O local escolhido foi a comunidade de Porto Barreiro, distrito de Araguari (MG) na divisa dos Estados de Minas e Goiás.

Foram mais de 200 voluntários que pela margem do rio que recolheram 10 toneladas de lixo, como garrafas PET, embalagens plásticas, latas de alumínio, etc.

Os alunos do curso de Farmácia realizaram uma pesquisa junto à comunidade ribeirinha para traçar o perfil destes sobre a poluição e degradação ambiental às margens do rio. Estudos indicam que a degradação e a perturbação ambiental em matas ciliares encontram-se entre os mais frequentes e agravantes impactos ambientais do mundo.

Os dados da pesquisa serão tabulados e apresentados em Congressos, bem como publicados em revistas científicas, contribuindo para aumentar a conscientização sobre os impactos negativos da degradação ambiental no Rio Paranaíba.