II Jornada Acadêmica Integrada

A UNIPAC Araguari realizou, de 21 a 23 de Maio, a II Jornada Acadêmica Integrada, que trouxe palestrantes de Araguari e região para abordarem diversos temas interdisciplinares e provocarem reflexões acerca do papel do acadêmico na sociedade. O evento contou com a presença de discentes, docentes, estudantes, profissionais e convidados.

De acordo com o coordenador da Jornada, Prof. Herbert Cristian de Souza, o objetivo do encontro é unir todos os cursos das áreas de humanas, exatas e saúde. “Nós convidamos professores e palestrantes de Araguari, Uberlândia e até de Belo Horizonte. A nossa expectativa era envolver todos os alunos, com o propósito de criar momentos de reflexão e oportunidades para eles entrassem em contato com outros temas e ao mesmo tempo fazerem contatos com os professores, palestrantes e com os outros alunos”.
O discente Aurívio Lúcio Veiga, do 9º período do curso de Direito, participou da Jornada como monitor. “É uma experiência gratificante, porque percebemos que aqueles que participam tem o interesse de aprender mais. Estou muito satisfeito por estar colaborando com a Jornada. A iniciativa da UNIPAC Araguari é excelente, pois a distribuição gratuita do conhecimento é fundamental”, comenta.
Durante o evento foram abordadas diversas temáticas em palestras e minicursos, como: segurança da informação, violência nas escolas, questão tributária no Brasil, atualização de vacinas, tireoide e alimentação, alimentação funcional, diversidade étnica, nutrição e esporte, gestão tributária, contabilidade rural, Lei Maria da Penha, jogos para a alfabetização, gerenciamento de carreiras, temas especiais com arduíno e outras. A aluna do Colégio Nacional, Maria Fernanda Ribeiro Cunha, participou de uma palestra do curso de Pedagogia e achou muito interessante. “Foi muito importante, porque não abrangeu somente o que os universitários precisam, mas também as redações que nós fazemos para os vestibulares e os fichamentos que fazemos na escola. Acho que a UNIPAC Araguari podia fazer isso mais vezes, porque foi muito legal”.
A Dra. Ana Maria Bonetti, graduada em Biologia, com doutorado em genética, ministrou uma palestra sobre a temática “Gêmeos: a igualdade questionada”. “O assunto abordado na palestra, a epigenética, está em explosão no momento e estuda um pouco além da genética, ou seja, além da sequência de DNA”. A Doutora comenta que a iniciativa da Instituição é sensacional. “O evento permite que os alunos tenham um momento a mais de reflexão e de obtenção de informações, para que eles possam refletir sobre o curso que estão fazendo, sobre as expectativas de vida e sobre o que eles gostariam de continuar fazendo após a universidade. Todas essas oportunidades fazem uma grande diferença na vida dos estudantes”.
A Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari agradece a todos os voluntários, colaboradores, discentes, palestrantes, docentes e convidados pela presença e participação. Agradecemos a todos os que se dedicaram e colaboraram para que a II Jornada Acadêmica Integrada fosse um sucesso.