Visita Técnica ao Laboratório Hermes Pardini - Belo Horizonte

No dia 25 de Junho de 2012, os alunos do 7º período do curso de Farmácia da UNIPAC Araguari participaram de uma visita técnica à Unidade Central do Laboratório "Hermes Pardini", localizado na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). A atividade foi coordenada pela professora da disciplina de Análises Clínicas, Juliana Vieira de Paiva e pelo coordenador do curso, Prof. Herbert Cristian de Souza, e teve como objetivo ampliar o contato dos acadêmicos com um laboratório de grande porte.


O Laboratório Hermes Pardini, fundado há 53 anos, é referência nacional em exames laboratoriais e está entre os maiores laboratórios do mundo. O serviço de Análises Clínicas do Hermes Pardini oferece uma grande mescla de exames, com diferentes particularidades, sendo possível realizar desde um simples hemograma até complexos exames de genética humana e veterinária. Dentre os exames oferecidos no laboratório, podem-se citar os bioquímicos, de imuno-hormônios, hematológicos, parasitológicos, de uroanálise, triagem neonatal, de auto-imunidade, de radioimuniensaio, testes genéticos para diagnóstico de doenças infecciosas, genéticas e oncológicas, além dos testes de paternidade. Na unidade visitada pelos alunos são processados aproximadamente 3,5 milhões de exames por mês, cujas amostras são enviadas das unidades de coleta do próprio laboratório e dos mais 5000 laboratórios conveniados espalhados pelo país. 


De acordo com a Professora Juliana Paiva “a visita técnica foi importante por aliar os conhecimentos práticos das disciplinas de análises clínicas com a realização de exames em grande escala”. Ainda segundo a professora “os alunos tiveram contato com equipamentos e técnicas de automação que permitem a realização de milhares de exames em um único dia. Ademais, foi apresentado uma divisão técnica inovadora do laboratório, onde os exames são segregados em áreas de acordo com a sua automação e complexidade, diferente do que se verifica nos laboratórios convencionais.”

Após a visita, o grupo conheceu os principais pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte.















Postagens populares