Mini-curso: Medicamentos Controlados - Aspectos importantes sobre a Portaria 344/98 MS

O curso de Farmácia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari – UNIPAC Araguari realizou no último dia 04/10 o mini-curso “Medicamentos Controlados: aspectos importantes sobre a Portaria 344/98 MS”, um projeto da Faculdade Aberta da UNIPAC, onde contou com a presença de alunos e ex-alunos do curso de Farmácia.

O mini-curso foi ministrado pela professora do curso de Farmácia Aline Gomes Araújo, a qual também é responsável técnica por uma farmácia de Manipulação em Araguari – MG.

O objetivo foi capacitar os estudantes e profissionais farmacêuticos sobre a venda e comercialização de medicamentos controlados, bem como a escrituração por meio do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados.

A professora Aline Araújo explica que “os medicamentos controlados são todos aqueles cujas receitas médicas ficam retidas nas farmácias” e que o termo “psicotrópico são produtos que agem no Sistema Nervoso Central (SNC) produzindo alterações de comportamento, humor e cognição, possuindo grande propriedade reforçadora sendo, portanto, passíveis de auto-administração”.