Aula de Farmacotécnica nos laboratórios do curso de Farmácia da IMEPAC Araguari

A Farmacotécnica é a área do conhecimento que estuda as formulações, a preparação, estabilidade, dispensação e eficácia das formas farmacêuticas. Durante muito tempo foi denominada de Farmácia Galênica, entretanto, hoje, este termo é mais empregado para exprimir a parte da Farmacotécnica que trata das preparações obtidas principalmente de drogas vegetais.

O planejamento e formulação corretos requerem considerações sobre as características físicas, químicas e biológicas dos fármacos e adjuvantes farmacotécnicos que, por sua vez, devem ser compatíveis entre si para fornecer medicamentos estáveis, eficazes, seguros, fáceis de administrar e atrativos para o paciente.

Os alunos do 5º período de Farmácia desenvolvem na disciplina de Farmacotécnica II formulações semelhantes às que as farmácias de manipulação produzem no seu dia a dia. É uma das principais disciplinas do curso, pois desperta no aluno o interesse para esta importante área da Farmácia.