Saúde do Caminhoneiro no pátio de grãos da Vale Logística (VLi)

A UNIPAC Araguari por meio dos cursos Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Nutrição, promoveu no dia 12/11/2014 no Pátio de Triagem da Vale Logística (VLi) em Araguari (MG), uma importante ação integrada de promoção da saúde e bem-estar dos caminhoneiros.

Das 9 às 13 horas, enquanto os motoristas aguardavam para descarregar grãos puderam participar de palestras e realizar testes para a avaliação da Pressão Arterial, Glicemia, Índice de Massa Corpórea (IMC), Circunferência Abdominal, além de orientações nutricionais e exercícios físicos.

Os exames oferecidos no pátio da Vli são uma oportunidade para os caminhoneiros se atentarem a saúde. Sabe-se que o caminhoneiro tem uma alimentação muito irregular e pesada. Isso, aliado ao estresse da profissão, pode acarretar problemas mais sérios.

Após a realização dos exames foi aplicado um questionário para traçar o perfil da qualidade de vida dos caminhoneiros que descarregam no pátio da VLi. Os dados coletados servirão de fontes de estudo para entender quais os fatores de risco que os caminhoneiros estão mais expostos, e a partir de então traçar medidas preventivas.