Curso de Farmácia participa da XIII SIPAT da Metalúrgica Lunasa.

A convite do setor de Segurança do Trabalho da Metalúrgica Lunasa, o curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, participou no dia 25 de agosto de 2011 da XIII SIPAT da empresa. O evento contou com a participação dos alunos dos 4°, 6° e 8° períodos do curso de Farmácia, além de professores do curso.

O evento foi iniciado por uma palestra sobre a Hipertesão e Diabetes proferida pela Profª. Juliana Paiva, a qual relatou a importância da dieta alimentar e dos exercícios físicos para evitar as duas patologias.



Segundo a Profª Juliana, "é muito importante entender que quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida, visto que, na grande maioria das pessoas (95%), não se consegue descobrir sua causa. De todos esses casos, felizmente, a grande maioria (90%) apresentará hipertensão leve, ou seja, fácil de controlar e tratar".


Os alunos do curso de Farmácia acompanharam parâmetros fisiológicos de Pressão Arterial e Glicemia Capilar dos mais de 200 funcionários da empresa.



Os acadêmicos, acompanhados do coordenador do curso, encaminharam para uma avaliação médica os funcionários que apresentaram acentuados desvios na glicemia capilar e pressão arterial alterada. 




Com o evento, os futuros farmaceuticos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, podendo assim tornar-se profissionais competentes e éticos, capazes de estender à comunidade o conhecimento técnico-científico da área farmacêutica.



O diagnóstico da hipertensão arterial é estabelecido pelo encontro de níveis tensionais acima dos limites superiores da normalidade (140/90 mmHg) quando a pressão arterial é determinada através de metodologia adequada e em condições apropriadas.






Tratamento da Hipertensão:

O tratamento vai depender não somente dos níveis de pressão arterial, mas também da co-existência de fatores de risco e de lesões em outros órgãos do corpo.

Fatores de Risco Maiores:

- Tabagismo
- Dislipidemia
- Diabetes Mellitus
- Idade acima de 60 anos
- Sexo: homens ou mulheres pós-menopausa
- História familiar de doença cardiovascular em mulheres com menos de   65 anos e em homens com menos de 55 anos.
 
Medidas comprovadamente eficazes:

- Redução do peso corporal;
- Redução da ingestão de sódio;
- Maior ingestão de alimentos ricos em potássio (feijões, ervilha, vegetais   de cor verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas,   tomate, batata inglesa e laranja);
- Redução do consumo de bebidas alcoólicas;
- Exercícios físicos aeróbicos  regulares (30 min. de  caminhadas  diárias);


Fonte: http://www.institutodehipertensao.com.br/pressaoarterial.asp 

Postagens populares