Visita Técnica à Santa Casa de Araguari

Sob a coordenação da Profª Liz Silva Loureiro, os alunos do 8º período do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari realizaram no dia 14 de outubro de 2011 uma importante visita técnica ao Hospital da Santa Casa em Araguari (MG).




O Hospital da Santa Casa é referência em Araguari e região, contando com a colaboração de estagiários da UNIPAC em diversas especialidades. A Santa Casa atende mais de 60% dos pacientes do SUS no Hospital, além de atender pacientes através de convênios e particulares com consultas a preços até abaixo da metade daqueles que são cobrados nos consultórios particulares.


A visita teve como objetivo conhecer o mecanismo de dispensação de medicamentos realizada pelo setor de Farmácia. Ainda, segundo a profª Liz Loureiro, “a visita técnica a Farmácia Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia, proporciona ao aluno estreitar a relação com o mercado de trabalho nesta área.


Na visita foram observados todos os métodos de trabalho da Farmácia no âmbito hospitalar, a fim de o aluno visualizar a prática da atividade farmacêutica em um hospital.




A atividade do profissional farmacêutico na farmácia hospitalar é de extrema importância e é uma área que está em crescimento e precisa de profissionais muito capacitados para atuarem nesta.



De acordo com a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, a Farmácia Hospitalar é “uma unidade clínica administrativa e econômica, dirigida por profissional farmacêutico, ligada hierarquicamente à direção do hospital e integrada funcionalmente com as demais unidades de assistência ao paciente”.


As visitas técnicas são consideradas uma Técnica Pedagógica Inovadora, no sentido que contribuem para as disciplinas teóricas e práticas propostas no PPC (Plano Pedagógico do Curso).


Segundo o coordenador do curso de Farmácia da UNIPAC Araguari, Prof. Herbert Cristian de Souza, a disciplina de Farmácia Hospitalar tem principal foco a contribuição para a qualidade da assistência prestada ao paciente, promovendo o uso racional de medicamentos e correlatos.

Postagens populares