Downloads

Profissão Repórter 04/09/2012 - Uso abusivo de remédios controlados.

  



Formulário Nacional - 2º Edição - 2012





Vídeo de Cosmetologia - Pele: A embalagem perfeita

                             


                            


                             







Cartilha de Patentes de Medicamentos




INCI - Nomenclatura de Internacional de Ingredientes Cosméticos


Link INCI em Português

Link INCI em Inglês



INCI - International Nomenclature of Cosmetic Ingredient é um sistema internacional de codificação da nomenclatura de ingredientes cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente, criado com a finalidade de padronizar os ingredientes na rotulagem dos produtos cosméticos.


O INCI foi desenvolvido graças à participação de vários países e culturas. É uma nomenclatura baseada em listas internacionais de ingredientes conhecidos e utilizados por pesquisadores e cientistas de todo o mundo.


Países da Comunidade Européia (Portugal, Espanha, França, Itália dentre outros), da América Latina e países como os Estados Unidos, Austrália, Singapura, África do Sul, Japão e outros, em suas legislações sanitárias, já adotaram a nomenclatura INCI ou estão em fase de implementação como é o caso dos países do Mercosul.


Visto que existem mais de 12 mil ingredientes utilizados em produtos cosméticos e muitos possuem, além da denominação química, mais de um nome comercial, o INCI permite designar de forma única e simplificada a composição dos ingredientes no rótulo dos produtos cosméticos. Dessa forma, o objetivo do uso da nomenclatura INCI é facilitar a identificação de qualquer ingrediente, proveniente de qualquer país, por ser uma codificação universal, com um sistema para todos os países sem distinção de idioma, caracteres, nem de alfabeto.


Atenção à Saúde do Adulto: Foco na Hipertensão e no Diabetes



Formulário Terapêutico Nacional 2010


O FTN é indispensável para estudantes e profissionais Farmacêuticos, permitindo orientações sobre indicações, contra-indicações, cuidados na administração, efeitos adversos e até mesmo sobre o armazenamento dos produtos.










Formulações Dermocosméticas - Antienvelhecimento e Clareadores

 Link p/ Download - 214Kb

Conteúdo:

- Condicionamento Noturno
- Filmadores / Redensificadores
- Clareadores
- Diurnos Combinados (com FPSe30)
- Área dos Olhos

Farmacotécnica de Supositórios e Óvulos

Link para Download - 919Kb

São formas farmacêuticas de consistência firme, de forma cônica ou ogival, destinadas a aplicação retal, vaginal (óvulos) ou uretral. São obtidas por  solidificação ou  compressão, em moldes, de massa adequada, contendo substâncias medicamentosas.

Os supositórios são preparados para amolecerem, e fundirem, para dissolverem ou desintegrarem  na  temperatura  corporal.  A  temperatura  corporal  normal  é  próxima  a 37ºC, no entanto ela pode variar de 36,1ºC (pela manhã) a 37,3ºC a noite. A temperatura retal está em torno de 37,6ºC, portanto o supositório precisa fundir abaixo desta temperatura.

Apostila de Homeopatia


Link para Download 0,95Mb

Homeopatia (do grego ὅμοιος + πάθος transliterado hómoios- + páthos = "semelhante" + "doença") é um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843) para designar um método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"). Confunde-se-a com a fitoterapia, por conta dos produtos usados em suas formulações, embora ambas tenham corpo ideológico distinto.

De fato, o tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores. A droga homeopática é preparada em um processo que consiste em diluição sucessiva da substância, sucussão e "dinamização" (ou "potencialização"), em uma série de passos.

Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde

Link para Download - 2,28Mb

A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no País, sua concepção, o equacionamento da geração, do armazenamento, da coleta até a disposição final, têm sido um constante desafio colocado aos municípios e à sociedade. A existência de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos é fundamental para disciplinar a gestão integrada, contribuindo para mudança dos padrões de produção e consumo no país, melhoria da qualidade ambiental e das condições de vida da população, assim como para a implementação mais eficaz da Política Nacional do Meio Ambiente e da Política Nacional de Recursos Hídricos, com destaque aos seus fortes componentes democráticos, descentralizadores e participativos. A preocupação com a questão ambiental torna o gerenciamento de resíduos um processo de extrema importância na preservação da qualidade da saúde e do meio ambiente.

Excipientes e Adjuvantes Farmacotécnicos

Link para Download - 1,05Mb

Excipientes, anteriormente vistos como meras substâncias capazes de facilitar a administração e proteger o fármaco, são considerados, nos dias atuais, como constituintes essenciais, que garantem o desempenho do medicamento e otimizam a obtenção do efeito terapêutico. No passado, a atenção da indústria farmacêutica e dos órgãos de regulamentação direcionava-se, principalmente, para o controle da qualidade do fármaco, dando atenção menor aos excipientes. 

Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos


 Link para download direto (Anvisa)- 2,0Mb

A Anvisa divulgou, nesta quinta-feira (7/4), o Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos. A publicação está disponível no portal da Agência, no link “Medicamentos”.


O livreto contém a padronização das nomenclaturas e conceitos relacionados às formas farmacêuticas, vias de administração e embalagens de medicamentos para serem utilizados como referência primária, principalmente no registro e pós-registro de medicamentos.


Formulário Terapêutico Nacional






Está disponível no site da ANVISA o link que dá acesso a 5ª edição da Farmacopéia Brasileira. O download dos dois volumes que compõem a obra poderá ser realizado através dos endereços abaixos:











                                                         Link para Download - 454Kb

Uma boa coletânea de formulações magistrais e oficinais, algumas bem diferentes.


                          Água na Farmácia de Manipulação

Link para download do artigo completo - 108Kb

A água é a substância mais amplamente usada como matéria-prima, excipiente, ou ingrediente nas operações, processos e formulações farmacêuticas.

O termo “água” per si é usado para descrever a água potável geralmente fornecida por abastecimento público e em condições apropriadas para beber.

Embora a água potável cumpra os requisitos de palatabilidade e segurança para ser ingerida, em aplicações farmacêuticas ela precisa ser purificada por métodos apropriados, como destilação, troca iônica, osmose reversa, dentre outros. Após esta purificação, obtemos a dita água purificada, apropriada para uso farmacêutico. Portanto, a água potável é a matéria-prima para a obtenção da água purificada, utilizada em aplicações farmacêuticas. A purificação da água potável é necessária, porque a composição da mesma é variável conforme a natureza e concentração de impurezas, presentes em sua fonte de obtenção, e o tratamento dispensado pelos serviços de tratamento e abastecimento público.



70 Fórmulas Magistrais e Oficinais


 MANIPULAÇÃO DE CÁPSULAS - COM ALGUNS ERROS
























Postagens populares