Turma 8 do curso de Farmácia da IMEPAC Araguari


Foto oficial dos alunos da turma 8 (1º período) do curso de Farmácia da IMEPAC Araguari, nos laboratórios da Instituição.

Alunos do curso de Farmácia tem aula nos espaços pedagógicos da biblioteca da IMEPAC Araguari


Os alunos do 1º período do curso de Farmácia da IMEPAC Araguari participaram pela primeira vez de uma aula nos espaços pedagógicos da biblioteca da Instituição.

O objetivo foi permitir que os alunos entrassem em contato com os livros e periódicos do curso, bem como desenvolver a capacidade de pesquisa científica.








Estudantes da IMEPAC ARAGUARI conhecem o maior complexo farmacêutico da América Latina


Os estudantes dos cursos de Farmácia e Medicina da IMEPAC ARAGUARI visitaram nesta segunda-feira, dia 02 de março de 2015, o Laboratório Teuto/Pfizer, que possui o maior complexo farmacêutico da América Latina, com 1 milhão de metros quadrados de área total e 105 mil metros quadrados de área construída. Os alunos conheceram, por meio do ‘Visite Bem’, as unidades de produção (Comprimidos, Cápsulas e cremes), o setor de expedição, a reserva florestal Follium e o Centro de Educação Infantil Hipoderme.

A visita técnica ao Teuto é muito importante porque agrega conhecimento e possibilita que os estudantes conheçam como é uma grande produção de medicamentos e a qualidade envolvida por meio de processos e equipamentos de alta performace.

De acordo com o Coordenador do curso, Prof. Herbert Cristian de Souza, a visita técnica é uma oportunidade para que os alunos conheçam os padrões de produção Teuto e o comprometimento do laboratório em fornecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis para a população. Além disso, é um momento impar na formação do aluno, pois o mesmo consegue articular a teoria da sala de aula com a prática.

















  


Curso de Farmácia do IMEPAC ARAGUARI promove mesa redonda com egressas


Com o propósito de trocar experiências, discutir a formação acadêmica, oportunidades e desafios do mercado farmacêutico, o curso de Farmácia do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari realizou, no dia 05 de março de 2015, uma Mesa Redonda com as egressas Aline Baldo, Ana Flávia Maximiano Freitas e Lorâne Allen Andrade de Assis.

As egressas do curso de Farmácia relataram as experiências que vivenciaram durante o curso, desde as disciplinas básicas, profissionalizantes até os estágios. A egressa Ana Flávia mostrou a importância do envolvimento dos alunos com os colegas de sala e com os professores. Segundo ela “os professores são o principal elo entre o conhecimento e o mercado profissional”. Com sua própria drogaria na cidade de Cascalho Rico (MG), a egressa Ana Flávia se diz muito motivada para atuar como Farmacêutica e empresária.

Segundo a egressa Lorâne Allen, “os estágios constituem o momento que o aluno tem para se envolver com o curso e com as diversas áreas de atuação, pois é por meio dos estágios que as portas do mercado de trabalho se abrem. Comecei como estagiária e hoje sou Farmacêutica do Laboratório Central na cidade de Araguari”.

A egressa Aline Baldo, com apenas um mês de graduada é Farmacêutica responsável na Farmácia Pague Menos em Uberlândia. “Quando eu cursava o 3º período, consegui um estágio em uma das maiores redes de Farmácia do Brasil. Com todos os conhecimentos adquiridos na Faculdade e com o auxílio dos meus professores, consegui mostrar meu trabalho e, mesmo antes de formar, já fui contratada. Hoje posso afirmar que tenho um futuro promissor tanto pessoal como profissional”.

Segundo o Prof. Herbert Cristian de Souza, coordenador do curso de Farmácia do IMEPAC Araguari, eventos como este tem o objetivo de mostrar a diversidade de opções que o farmacêutico tem no mercado de trabalho, e como o aluno deve se preparar durante a graduação para conseguir se destacar no ambiente profissional.
















Aula de Farmacotécnica nos laboratórios do curso de Farmácia da IMEPAC Araguari



A Farmacotécnica é a área do conhecimento que estuda as formulações, a preparação, estabilidade, dispensação e eficácia das formas farmacêuticas. Durante muito tempo foi denominada de Farmácia Galênica, entretanto, hoje, este termo é mais empregado para exprimir a parte da Farmacotécnica que trata das preparações obtidas principalmente de drogas vegetais.


O planejamento e formulação corretos requerem considerações sobre as características físicas, químicas e biológicas dos fármacos e adjuvantes farmacotécnicos que, por sua vez, devem ser compatíveis entre si para fornecer medicamentos estáveis, eficazes, seguros, fáceis de administrar e atrativos para o paciente.

Os alunos do 5º período de Farmácia desenvolvem na disciplina de Farmacotécnica II formulações semelhantes às que as farmácias de manipulação produzem no seu dia a dia. É uma das principais disciplinas do curso, pois desperta no aluno o interesse para esta importante área da Farmácia.