Professora do curso de Farmácia ministra palestra sobre Homeopatia



Os alunos do primeiro período do curso de Farmácia e sexto período do curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, participaram no dia 15 de abril de 2015, de uma importante palestra sobre a Homeopatia. A palestra foi ministrada pela Farmacêutica e professora do curso de Farmácia, Aline Gomes Araújo, a qual atua a mais de 6 anos com medicamentos homeopáticos na cidade de Araguari (MG).

Segundo a professora Aline Araújo, a Homeopatia é uma forma de terapia aceita em todo mundo desde o século 16, a qual se baseia no princípio da cura pelo semelhante, ou seja, o tratamento se dá a partir da diluição e dinamização da mesma substância que produz o sintoma em um indivíduo saudável. Ou seja, a homeopatia reconhece os sintomas como uma reação contra a doença. Assim, "a doença é uma perturbação da energia vital e a homeopatia provoca o restabelecimento do equilíbrio". 

Atualmente é o segundo sistema médico mais utilizado no mundo, e no Brasil, é considerada como especialidade médica desde 1980, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, tendo sido incluída no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2006.


Para o coordenador do curso de Farmácia do IMEPAC Araguari, Prof. Herbert Cristian de Souza, o objetivo da palestra foi aumentar a difusão do conhecimento da homeopatia para os alunos dos cursos de Farmácia e Medicina, despertando-lhes o interesse por esta importante área após a sua formação.









Alunos do PAJEC realizam manipulação de Xarope de Guaco


Estudantes dos primeiros períodos do curso de Farmácia do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, juntamente com o coordenador do curso, Prof. Herbert Cristian de Souza, promoveram, no dia 15 de abril de 2015 mais uma atividade educativa voltada aos alunos do Programa de Aprimoramento do Jovem Através do Esporte, Educação e Cultura (PAJEC).

O PAJEC é coordenado pela Fundação Maçônica de Araguari e tem como objetivo promover a educação da juventude através do ensino em período integral. A UNIPAC Araguari é parceira neste projeto, promovendo oportunidades educacionais para estudantes de baixa renda.

Durante a atividade, os alunos do PAJEC tiveram a oportunidade de manipular um Xarope de Guaco, um medicamento fitoterápico indicado como auxiliar no tratamento de afecções do trato respiratório, como tosses persistentes e tosses com expectoração.

Sua preparação seguiu as Boas Práticas de Manipulação, e as matérias primas utilizada foram: extrato hidroalcoólico de Mikania glomerata 0,1mL; mel puro de abelhas como veículo q.s.p 5,0mL.

O produto manipulado foi de amostra, simulando a técnica correta como se fosse produzido por um Farmacêutico em uma Farmácia de Manipulação. Suas posologias para adultos são descritas nos compêndios oficiais como: tomar 5 ml, via oral, três vezes ao dia, de 8 em 8 horas, e em casos de afecções respiratórias agudas, recomenda-se o uso por 7 dias e, em casos crônicos, por 2 semanas.


Ao final da atividade, cada aluno pôde levar para casa uma amostra do medicamento fitoterápico, como forma de lembrança e motivação para continuar os estudos.