Palestra da Profa. Anna Paula de Sá Borges na I Semana da Farmácia

A profa. Anna Paula de Sá Borges, abriu o segundo dia (30/11/2010) da I Semana da Farmácia na Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Campus Araguari, proferindo a palestra “Controle do Diabetes Mellitus Tipo 2”, a qual relatou sua atividade de pesquisa de doutorado para os alunos e professores presentes no auditório.

O Diabetes é uma das principais causas de cegueira, doença renal terminal, e, amputação de membros na população. Um indivíduo diabético tem entre 15 e 40 vezes mais chance do que a população geral de submeter-se a uma amputação do membro inferior.

O DM tipo 2 (DM2) está presente em cerca de 80 a 90% da população diabética e resulta, em geral, de graus variáveis de resistência à insulina e deficiência relativa na secreção desse hormônio. Vale ressaltar ainda que essa patologia é um problema de saúde pública prevalente, em ascendência, oneroso do ponto de vista social e econômico.

A professora Anna Paula, intensificou na palestra que a “Atenção Farmacêutica é um novo conceito de prática profissional em que o farmacêutico assume a responsabilidade das necessidades dos pacientes em relação ao uso racional de medicamentos. A implantação e validação de um modelo de Atenção Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) pode representar melhoria na qualidade de vida dos usuários portadores de doenças crônicas como o Diabetes Mellitus (DM).”

No seu estudo, a professora Anna Paula avaliou a viabilidade clínica e econômica da implantação de um modelo de Atenção Farmacêutica em uma Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) do SUS no município de Ribeirão Preto – SP. Segundo ela, o serviço de Atenção Farmacêutica acompanhou 71 usuários portadores de DM2 desde março de 2006 a agosto de 2007, no Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – SP (CSEFMRP/USP-SP), e assim, foi relatado e repassado aos dados observados.

Dessa forma, a professora Anna Paula concluiu que a Atenção Farmacêutica melhorou o controle metabólico dos pacientes diabéticos, bem como a qualidade de saúde do usuário.