Formulário Terapêutico Nacional 2010

O Ministério da Saúde lançou em Dezembro de 2010 o Formulário Terapêutico Nacional. O  FTN é uma coletânea de informações científicas sobre os principais  fármacos e medicamentos utilizados na terapia, com o objetivo de subsidiar profissionais de saúde para a prescrição, dispensação e uso correto dos medicamentos.

O FTN é indispensável para estudantes e profissionais Farmacêuticos, permitindo orientações sobre indicações, contra-indicações, cuidados na administração, efeitos adversos e até mesmo sobre o armazenamento dos produtos.

A estrutura do FTN favorece a consulta de forma rápida e objetiva, adequada ao cotidiano dos serviços de saúde. O primeiro Formulário Terapêutico Nacional, de 2008, se referia a Rename 2006, descompasso agora corrigido, pois o FTN 2010 tem por base a Rename vigente.


Este formulário esta dividido em quatro partes: I – capítulos gerais, II – seções com os capítulos introdutórios, III – monografias dos medicamentos essenciais e IV – apêndices. As monografias dos medicamentos essenciais, e suas respectivas apresentações, referem-se aos fármacos constantes da Rename 2010.
Baixe o Formulário Terapêutico Nacional na página do Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/FTN_2010.pdf

Bons estudos!!!