Os alunos do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, acompanhados do coordenador do curso, Prof. Herbert Cristian de Souza, participaram no dia 14 de março de 2011 de uma importante visita técnica ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) e ao grupo UNICOM de Farmácias e Drogarias, ambos em Brasília - DF.
A visita técnica ao CFF ocorreu nas dependências do CEBRIM - Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos. Os alunos do curso de Farmácia foram gentilmente recebidos pela Farmacêutica do CEBRIM, Doutora Emília Vitória da Silva, a qual proferiu uma palestra sobre as funçoes do CFF e do CEBRIM.
O Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM), seção do Conselho Federal de Farmácia (CFF), iniciou sua história em novembro de 1992 com o treinamento de um dos seus atuais farmacêuticos no "Centro de Información de Medicamentos (Cedimed)", localizado em Caracas (Venezuela), que é o Centro Colaborador da OPAS/OMS para a difusão dessa atividade na América Latina.
Em maio de 1993 o "Projeto para a implantação de uma Rede Nacional de Centros de Informação sobre Medicamentos" foi apresentado em reunião plenária do CFF, conjunta com a Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.
Um ano depois, em junho de 1994, o Cebrim começou a funcionar e, em agosto, organizou o I Curso de Centros de Informação sobre Medicamentos, que visava a capacitação de farmacêuticos para implantação de CIM pelos diferentes estados brasileiros. No total, foram quatro cursos (nos anos de 94, 95, 96 e 97), treinando 53 farmacêuticos provenientes de 20 estados brasileiros.
A visita técnica ao CFF ocorreu nas dependências do CEBRIM - Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos. Os alunos do curso de Farmácia foram gentilmente recebidos pela Farmacêutica do CEBRIM, Doutora Emília Vitória da Silva, a qual proferiu uma palestra sobre as funçoes do CFF e do CEBRIM.
O Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM), seção do Conselho Federal de Farmácia (CFF), iniciou sua história em novembro de 1992 com o treinamento de um dos seus atuais farmacêuticos no "Centro de Información de Medicamentos (Cedimed)", localizado em Caracas (Venezuela), que é o Centro Colaborador da OPAS/OMS para a difusão dessa atividade na América Latina.
Em maio de 1993 o "Projeto para a implantação de uma Rede Nacional de Centros de Informação sobre Medicamentos" foi apresentado em reunião plenária do CFF, conjunta com a Reunião Geral dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia.
Um ano depois, em junho de 1994, o Cebrim começou a funcionar e, em agosto, organizou o I Curso de Centros de Informação sobre Medicamentos, que visava a capacitação de farmacêuticos para implantação de CIM pelos diferentes estados brasileiros. No total, foram quatro cursos (nos anos de 94, 95, 96 e 97), treinando 53 farmacêuticos provenientes de 20 estados brasileiros.
Após a palestra, a Doutora Emília mostrou o museu da Farmácia, com peças, equipamentos e utensílios utilizados pelos oficiais de Farmácia nos séculos passados.
Os alunos aproveitaram o intervalo entre uma visita e outra para fazer um tour pela Capital Federal, onde registraram vários pontos turísticos da cidade.
No período da tarde, os alunos visitaram as instalações da Drogaria Genérica, uma das lojas do grupo UNICOM, na CLS 102 (Rua das Farmácias) no Plano Piloto.
A visita foi conduzida pela Farmaceutica Hélen Silva. Farmacêutica, especialista em Atenção Farmacêutica. Criou e coordena desde 2004, uma metodologia inovadora de acompanhamento farmacoterapêutico a pacientes diabéticos e hipertensos do grupo UNICOM, em Brasília, Goiânia e Palmas.
A Farmaceutica Helen ministrou uma palestra para os alunos do curso de Farmácia sobre o projeto SAP - Saúde Acompanhada de Perto, o qual inovou os serviços farmacêuticos da Rede de Drogarias.
Um dos fatores que descaracteriza as farmácias quanto à assistência à saúde é que se criou na mente do consumidor, que na maioria dos estabelecimentos farmacêuticos preponderam os interesses comerciais. Para que a população volte a ter confiança na farmácia e a reconheça como estabelecimento de saúde, é necessário que se ofereça um atendimento diferenciado, onde o farmacêutico devidamente habilitado e qualificado, seja capaz de oferecer orientações e informações sobre medicamentos e estar realmente envolvido na busca de soluções aos pacientes (SCHENKEL, 1991).
Pensando em tudo isso, a UNICOM, despertou para a necessidade de se envolver cada vez mais com ações sociais, que viessem a melhorar os hábitos e consequentemente a qualidade de vida da comunidade onde atua. Atualmente a rede oferece um atendimento diferenciado de orientação e de busca de resultados positivos de melhoria na vida desses clientes.
SAP é o nome dado a esse programa de Atenção Farmacêutica realizado pela UNICOM. Além desse acompanhamento, também são realizadas palestras sobre diversos temas: Alimentação saúdavel, Monitorização, Hipertensão x Diabetes, Inovações no mercado de diabetes e outras mais. Tudo isso visando maior conhecimento por parte do paciente e assim uma maior adesão ao tratamento.
Dentro do SAP, o cliente é o principal foco nos trabalhos da empresa, sendo que o grupo de Farmacêuticas da Rede, realizam com grande primazia a Atençao Farmaceutica, uma proposta de Acompanhamento Farmacoterapêutico que tem como objetivo a melhora da qualidade da terapia medicamentosa dos pacientes.
O Farmacêutico nesse atendimento orienta e identifica possíveis problemas relacionados com o uso de medicamentos, além de identificar interações de medicamentos e/ou alimentos. Esclarece ainda sobre possíveis reações adversas de medicamentos e se necessário encaminha a outros profissionais de saúde, tendo como foco o paciente.
Segundo a líder do projeto, Farmacêutica Helen Silva “qualquer pessoa que queira um atendimento diferenciado deve ligar e agendar a 1ª entrevista com o farmacêutico, onde se faz uma coleta de dados”.