Palestra da Profa. Maria Cláudia C. Rodrigues na II Semana da Farmácia

As palestras do segundo dia (18/05/2011) da II Semana da Farmácia foram marcantes. Na primeira palestra os alunos tiveram a honra de poder assistir a palestra da professora do curso de Farmácia, Maria Cláudia Cândida Rodrigues. 




A professora Maria Cláudia discorreu sobre os Efeitos do Álcool na vida social das pessoas. Ademais, ela focou a palestra nos efeitos toxicológicos do álcool no corpo, mostrando suas características e consequências.





O etanol (álcool etílico) é uma droga lícita, de baixo custo e fácil acesso, sendo considerada uma das substâncias psicoativas mais consumidas em todo mundo e uma das mais antigas utilizadas pelas sociedades humanas.



Segundo a Profa. Maria Cláudia, a taxa de absorção do álcool pelo organismo humano depende de diversos fatores. Por exemplo, ele é absorvido mais rapidamente quando estamos de estômago vazio ou ingerimos bebidas alcoólicas contendo gás carbônico, como o uísque com soda ou champagne. Já os alimentos, principalmente aqueles com alto conteúdo de carboidratos, retardam a absorção (a concentração de álcool sanguínea com o estômago cheio pode ser 75% menor que a obtida com o estômago vazio).




“É importante ressaltar que em pequenas quantidades o álcool promove uma desinibição, mas com o aumento desta concentração o indivíduo passa a apresentar uma diminuição da resposta aos estímulos, fala pastosa, dificuldade à deambulação, entre outros. Em concentrações muito altas, o indivíduo pode ficar comatoso ou até mesmo morrer”.