Palestra da Drª Nubiana Lopes Batista na II Semana da Farmácia

O Farmacêutico é um profissional de extrema relevância, hoje, no contexto brasileiro, uma vez que, na área referente a medicamentos, vários problemas que são enfrentados no Brasil poderiam ser evitados com a atuação efetiva do profissional Farmacêutico. 
A II Semana da Farmácia foi um evento que visou complementar a formação do profissional da área de saúde, em especial o Farmacêutico, bem como promover a atualização dos profissionais já formados.

 
O evento ocorreu entre os dias 14 a 21 de maio de 2011, e contou com mini-cursos e palestras que, abordaram temas relacionados à saúde e os desafios do mercado de trabalho, contribuindo assim para um embasamento teórico cada vez mais enriquecido, em que as ações do profissional da saúde sejam convertidas em benefício da sociedade. 
No dia 17 de Maio de 2011, o curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari teve a honra de iniciar a sua II Semana com a excelente palestra da Drª Nubiana Lopes Batista, com o tema "Marketing Pessoal e Empreendedorismo". 
 
A Drª Nubiana é Farmacêutica responsável da rede de drogarias DrogaDoctor em Araguari (MG), e é bastante requisitada para ministrar palestras sobre temas ligados a profissão farmacêutica, saúde e mercado de trabalho, principalmente em empresas e Instituições.
Marketing Pessoal hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal. 



 Veja a seguir 10 dicas importantes sobre Marketing Pessoal:  
  1. Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido.
  2. Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você aprender com as pessoas e com a empresa.
  3. Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade, sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, etc. Foque a ”divulgação” deste seu ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua  ”marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.
  4. ”Vista-se para ser visto”. Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Estilo é tudo! Se vista de maneira a que a sua presença seja agradável aos olhos.
  5. Mostre o seu lado ”solucionador de problemas”. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: ”o que eu posso fazer por isso?”. Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará inserindo sua marca pessoal na lembrança das pessoas.
  6. Entregue sempre um resultado superior ao pedido. Dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Sempre que algo lhe for solicitado pergunte-se: ”Qual é a melhor maneira pela qual eu posso realizar o que me foi pedido?”, ”’Eu posso superar as expectativas com respeito ao meu desempenho e o cumprimento da tarefa?” Realize com qualidade ampliada, procure sempre olhar além da solicitação.
  7. Onde a maioria das pessoas fica parada por falta de recursos, IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução possível frente a um desafio. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios ousaram improvisar muitas vezes.
  8. Construa vários networks. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo.
  9. Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida testa você! Caminhos não éticos são atalhos que conduzem a abismos! Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio: sua integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca pessoal de alguém, esta pessoa somente será usada por outras igualmente não-éticas até o momento em que for conveniente abandoná-la e deixá-la pagar a ”conta”. Não ceda! 
  10. Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental  e emocional são fundamentais. Isto significa: cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos três níveis, assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas você ainda terá fôlego extra – ponto para o seu marketing pessoal. Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em soluções você ainda terá criatividade de sobra para dar idéias – mais 1 ponto para o seu marketing pessoal. E, quando as pessoas estiverem com raiva ou depressão, você manterá a paz e a vontade de viver – ponto para a vida, e para o seu marketing pessoal, também.