Palestra da Drª Mariana Nunes na II Semana da Farmácia

Finalizando o ciclo de palestras da II Semana da Farmácia da UNIPAC Araguari, no dia 19 de maio de 2011, a profissional convidada foi a nutricionista da Associação do Câncer de Uberlândia, Drª Mariana Nunes.




A nutricionista discorreu sobre um dos assuntos mais importantes da atualidade: câncer e sua prevenção, destacando a importância de uma alimentação saudável como medida alternativa de prevenção e tratamento do câncer.




A alimentação destacou Mariana, deve ser balanceada e as preferências alimentares devem ser consideradas na hora da seleção dos alimentos. Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que estão armazenados como fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais se enfraquecem, e o corpo não consegue combater as infecções. Daí a importância dos alimentos funcionais que além de fornecerem energia, vitaminas e minerais, podem  prevenir ou reduzir os riscos de doenças crônico-degenerativas. Segundo a especialista, existe uma relação entre alimentação e o aparecimento do câncer. Alimentos defumados e o excesso de sal, por exemplo, são fatores de risco para câncer de esôfago e estômago.





Dentre os nutrientes que melhoram o sistema imunológico, a nutricionista aponta:
·         O Ômega-3 e a EPA, encontrados na sardinha, na vagem, no feijão e na soja, são ativadores dos mecanismos de defesa do organismo e redutores do colesterol;
·         A proteção contra tumores de próstata, pulmões e estômago tem como aliado o licopeno presente em frutos vermelhos como o tomate, o morango e a goiaba;
·         O poder antioxidante e antiagregante plaquetário da Vitamina E, encontrada em cereais e em oleaginosas (nozes, castanha do Pará e abacate), diminui o risco de DAC (Doença Arterial Coronariana);
·         A Vitamina C (frutas cítricas, vegetais), além de antioxidante, auxilia na formação de colágenos, na melhoria da imunidade e na absorção de ferro.







Veja abaixo algumas dicas da especialista:
·         Consumir 05 ou mais porções de uma variedade de vegetais e frutas por dia;
·         Evitar o consumo de batata frita e outros produtos vegetais fritos;
·         Escolher somente sucos de frutas ou vegetais;
·         Preferir grãos inteiros em relação aos grãos processados (refinados) e açucarados;
·         Ingerir pelo menos 5 copos de água/dia;
·         Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas.

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