Palestra da Profa. Sabrina Gonçalves Rezende na II Semana da Farmácia

Finalizando a II Semana da Farmácia, os alunos e professores assitiram a palestra da Profa. Sabrina Gonçalves Rezende, com o tema Nutracêuticos. O termo nutracêutico diz respeito aos alimentos funcionais, os quais são todos os alimentos ou bebidas que, consumidos na alimentação cotidiana, podem trazer benefícios fisiológicos específicos, graças à presença de ingredientes fisiologicamente saudáveis.



Segundo a Profa. Sabrina, vários fatores que têm contribuído para o desenvolvimento dos alimentos funcionais , sendo um deles é o aumento da consciência dos consumidores, que desejando melhorar a qualidade de suas vidas, optam por hábitos saudáveis. 



A Profa. Sabrina alertou que os alimentos funcionais devem apresentar propriedades benéficas além das nutricionais básicas, sendo apresentados na forma de alimentos comuns, os quais são consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças como hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose e coronariopatias.






Finalizando a palestra, a Profa. Sabrina alertou que “a diferenciação entre alimentos funcionais e nutracêuticos justifica-se devido ao pouco conhecimento destes conceitos pela população, bem como da relação entre dieta e saúde. Dispondo de maiores informações, tanto sobre o efeito benéfico de determinados alimentos, como os maléficos causados pela exposição a inúmeras substâncias inerentes à vida moderna, as pessoas poderão conferir maior importância aos alimentos, contendo substâncias benéficas à saúde. A informação contribui para uma maior aceitação dos alimentos funcionais, diferenciando-os dos nutracêuticos, os quais envolvem todos os tipos de alimentos que possuem algum efeito médico e de saúde”.