Palestra do Prof. Lucas Moreira da Cunha na II Semana da Farmácia

A segunda palestra do 2º dia (18/05/2011) da II Semana da Farmácia contou com o pesquisador da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) em produtos naturais Lucas Moreira da Cunha.



Na sua palestra, o Prof. Lucas discorreu sobre as técnicas de isolamento e identificação de ativos farmacêuticos oriundos de plantas. O conhecimento histórico do uso de plantas medicinais nos mostra ao longo da história da humanidade que pela própria necessidade humana, as plantas foram os primeiros recursos terapêuticos utilizados.


Segundo o Prof. Lucas, o Brasil é proprietário da maior biodiversidade do planeta, estimada em cerca de 20% do número total de espécies do mundo. Este patrimônio genético tem valor econômico estratégico inestimável em várias atividades, mas é no desenvolvimento de novos medicamentos onde reside sua maior potencialidade. 







Ao finalizar a sua palestra, o palestrante relatou que a busca de plantas úteis para a saúde humana nos conhecimentos populares é de grande importância para a ciência, uma vez que essas informações podem indicar quais as plantas podem atuar sobre determinadas doenças.