Evento de Saúde em Comemoração aos 123 anos de Araguari

No último sábado, dia 27/08/2011, o curso de Farmácia da UNIPAC Araguari promoveu na Praça Manoel Bonito (Araguari - MG) mais uma campanha de prevenção da Hipertensão Arterial e do Diabetes, desta vez em comemoração aos 123 anos da cidade de Araguari.



Cerca de 300 pessoas passaram pelas tendas na Praça e receberam informações sobre a Hipertensão arterial e Diabetes.
 


O evento foi desenvolvido em parceria com a Farmácia de Manipulação Passiflora, a qual recebe grande parte dos alunos do curso de Farmácia para estágios.


 

Estavam presentes os professores do curso, Herbert Cristian de Souza e Juliana Paiva. Segundo a profª. Juliana, essa é uma forma dos alunos testarem o conhecimento adquiridos em sala de aula quando às informações prestadas frente aos sintomas e riscos das duas patologias.



Segundo o coordenador do curso de Farmácia da UNIPAC, Prof. Herbert Cristian de Souza, esse tipo de evento faz parte dos projetos de extensão do curso. “É importante trazer para a comunidade o que o aluno aprende dentro da sala de aula, e assim se sinta a vontade para interagir com o paciente e verificar quais são as dificuldades enquanto está dentro do curso para que quando não sair não sofra tanto com o mercado de trabalho”.









Curso de Farmácia participa da XIII SIPAT da Metalúrgica Lunasa.

A convite do setor de Segurança do Trabalho da Metalúrgica Lunasa, o curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, participou no dia 25 de agosto de 2011 da XIII SIPAT da empresa. O evento contou com a participação dos alunos dos 4°, 6° e 8° períodos do curso de Farmácia, além de professores do curso.

O evento foi iniciado por uma palestra sobre a Hipertesão e Diabetes proferida pela Profª. Juliana Paiva, a qual relatou a importância da dieta alimentar e dos exercícios físicos para evitar as duas patologias.



Segundo a Profª Juliana, "é muito importante entender que quem sofre de hipertensão arterial terá que fazer seu controle por toda a vida, visto que, na grande maioria das pessoas (95%), não se consegue descobrir sua causa. De todos esses casos, felizmente, a grande maioria (90%) apresentará hipertensão leve, ou seja, fácil de controlar e tratar".


Os alunos do curso de Farmácia acompanharam parâmetros fisiológicos de Pressão Arterial e Glicemia Capilar dos mais de 200 funcionários da empresa.



Os acadêmicos, acompanhados do coordenador do curso, encaminharam para uma avaliação médica os funcionários que apresentaram acentuados desvios na glicemia capilar e pressão arterial alterada. 




Com o evento, os futuros farmaceuticos tiveram a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, podendo assim tornar-se profissionais competentes e éticos, capazes de estender à comunidade o conhecimento técnico-científico da área farmacêutica.



O diagnóstico da hipertensão arterial é estabelecido pelo encontro de níveis tensionais acima dos limites superiores da normalidade (140/90 mmHg) quando a pressão arterial é determinada através de metodologia adequada e em condições apropriadas.






Tratamento da Hipertensão:

O tratamento vai depender não somente dos níveis de pressão arterial, mas também da co-existência de fatores de risco e de lesões em outros órgãos do corpo.

Fatores de Risco Maiores:

- Tabagismo
- Dislipidemia
- Diabetes Mellitus
- Idade acima de 60 anos
- Sexo: homens ou mulheres pós-menopausa
- História familiar de doença cardiovascular em mulheres com menos de   65 anos e em homens com menos de 55 anos.
 
Medidas comprovadamente eficazes:

- Redução do peso corporal;
- Redução da ingestão de sódio;
- Maior ingestão de alimentos ricos em potássio (feijões, ervilha, vegetais   de cor verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas,   tomate, batata inglesa e laranja);
- Redução do consumo de bebidas alcoólicas;
- Exercícios físicos aeróbicos  regulares (30 min. de  caminhadas  diárias);


Fonte: http://www.institutodehipertensao.com.br/pressaoarterial.asp 

Palestra de abertura do 2º Semestre de 2011

O início do II Semestre de 2011 para o curso de Farmácia da UNIPAC Araguari foi marcado por uma palestra do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais.


A palestra aconteceu no dia 03 de agosto de 2011 e foi proferida pelo Fiscal do CRF-MG, Srº Alexandre Leal. O Conselho Federal de Farmácia é o órgão representativo, regulador e fiscalizador dos profissionais farmacêuticos regidos pela lei do Brasil.



Existem Conselhos Regionais de Fármácia em quase todos os estados da federação que têm como missão defender o usuário do medicamento no sistema de saúde, garantindo-lhe o acesso a assistência farmacêutica, ao medicamento com qualidade e ao seu uso de forma racional. É sua missão ainda zelar pela ética da profissão farmacêutica, incluindo todos os seus campos de atuação, principalmente a produção e dispensação de medicamentos, as análises clínicas e a área de alimentos.

Os alunos do curso participaram ativamente da palestra através de perguntas e questionamentos. Na foto acima, o aluno Raulino do 7º período do curso de Farmácia.


Aluno Nilson Perfeito do 8º período do curso em sua indagação.




Com a palestra os futuros profissionais se interaram mais sobre os direitos, deveres e obrigações inerentes da profissão farmacêutica perante o seu conselho de Classe e a sociedade.


 Prof. Herbert Cristian, Profa. Rita Alessandra e o Fiscal do CRF-MG Alexandre Leal.

Ao final da palestra doi servido um coffee-breack aos participantes.