Palestra da Campanha 3G - Gentileza Gera Gentilza

Na noite da última quinta-feira, 02 de outubro, a Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC Araguari) iniciou o ciclo de palestras internas como parte da Campanha 3G – Gentiliza Gera Gentileza, no auditório da Capela, para os alunos do curso de Pedagogia. O evento contou com dois palestrantes convidados. Herbert Cristian de Souza, coordenador do curso de Farmácia, abordou sobre a campanha e Rafael Kesler, colunista do jornal Diário de Araguari, relatou as experiências vividas em um projeto que idealizou, “Literatura superando Violência”.

Lançada em agosto, a campanha 3G – Gentileza Gera Gentileza tem como objetivo estimular os alunos, professores, colaboradores e a comunidade em geral a praticar a gentileza em todos os locais e ocasiões, como meio de preservar as boas relações e gerenciar os conflitos do dia-a-dia. Deste modo, a campanha busca resgatar a cordialidade, a prática do bom senso e do respeito ao outro, em uma sociedade cada vez mais acostumada à inversão de valores.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Teresa de Beaumont, considera fundamental a participação de seus alunos no projeto, sobretudo pelas turbulentas relações interpessoais vivenciadas nas escolas.  “A falta de gentileza no ambiente em que nossos alunos convivem, que são as escolas, tem ocasionado muitos problemas entre os alunos, entre alunos e professores e, também entre professores. Temos ainda os conflitos com os pais de alunos que, muitas vezes, vão na escola para brigar, reclamar e nem procuram saber o que aconteceu de fato. Então, é fundamental que o curso de Pedagogia esteja atentamente envolvido com este projeto”, explicou.
Outras atividades também estão sendo desenvolvidas pela Faculdade. Os professores Gilma Maria Rios, Hebert Cristian de Souza, Ivana Cardoso de Melo, Karla Stopa e Marco Aurélio Nogueira estão ministrando palestras sobre a Campanha 3G em escolas da rede pública e privada da cidade. Entre os assuntos abordados estão o preconceito, bullying e as dificuldades de relacionamento no ambiente escolar.
Thaian Luís Gomes Braga da Silva, aluno 3º ano III da Escola Estadual Isolina França Soares, participou da palestra sobre o 3G em sua escola e afirmou que o aprendizado foi essencial. “Foi proveitosa, explicativa, bem-humorada, mas com intuito de alertar a nossa juventude. A gente precisa aprender a respeitar as pessoas, porque está muito difícil o convívio entre os humanos. Nós aprendemos bastante, acho que vai rolar ser gentilpra gerar gentileza”, explicou.
Além dos alunos da Escola Estadual Isolina França Soares, os estudantes da Escola Estadual Professor Antônio Marques tambémjá tiveram a oportunidade de participar da palestra. Neste quadro, pode ser conferido as próximas instituições de ensino que receberão a visita e palestra dos professores da UNIPAC Araguari.