Palestra da Profa. Juliana Vieira de Paiva na I Semana da Farmácia

Os alunos e professores do Curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra da professora do curso de Farmácia, Juliana Vieira de Paiva no segundo dia (30/11/2010) da I Semana da Farmácia, com o tema “ A medicina Diagnóstica e o Profissional de Saúde”.

Segundo a Profa. Juliana Vieira, entre os exames solicitados com maior frequência tem-se: hemograma completo, bioquímica do sangue (dosagem de glicose, ureia, creatinina, colesterol total e fracções, triglicerídeos, ácido úrico, etc), hemostasia (coagulograma), imunologia (teste imunológico de gravidez, teste luético, antiestreptolisina o, proteína c reativa, etc), exame parasitológico de fezes, sumário de urina, culturas bacteriológicas, antibiograma, etc.

Já os fluidos mais comuns para exame são: sangue, urina, fezes e expectoração. No entanto em ambiente hospitalar poderá ser encontrado ainda: liquido sinovial, pleural, céfalo-raquidiano, pus, entre outros.

Atualmente, com o objetivo de obter respostas mais rápidas, a fim de otimizar o tempo do profissional, muitos exames estão sendo realizados por aparelhos automatizados. Este fato permite uma análise em maior escala e propicia aos clínicos uma resposta mais breve do estado fisiológico do paciente, possibilitando uma intervenção mais ágil, aumentando assim a possibilidade de salvar mais vidas humanas.

Setores como a microbiologia e outros onde existem alguns exames de maior especificidade, continuam a executar sua atividades manualmente, seja por possuir uma menor rotina, ou por ainda não estarem com métodos automatizados padronizados.

A professora Juliana Vieira concluiu sua palestra reforçando a importância dos alunos de Farmácia se dedicarem a esta modalidade profissional, levando em consideração a facilidade de acesso e o grande mercado de trabalho.

A profa. Juliana Vieira, fez um panorama do setor de análises clínicas no Brasil e no mundo, descrevendo a função dos profissionais envolvidos neste processo, onde é muito forte a atuação do Biomédico e do Farmacêutico.