Palestra da Profa. Anna Paula de Sá Borges na I Semana da Farmácia

A profa. Anna Paula de Sá Borges, abriu o segundo dia (30/11/2010) da I Semana da Farmácia na Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Campus Araguari, proferindo a palestra “Controle do Diabetes Mellitus Tipo 2”, a qual relatou sua atividade de pesquisa de doutorado para os alunos e professores presentes no auditório.


O Diabetes é uma das principais causas de cegueira, doença renal terminal, e, amputação de membros na população. Um indivíduo diabético tem entre 15 e 40 vezes mais chance do que a população geral de submeter-se a uma amputação do membro inferior.


O DM tipo 2 (DM2) está presente em cerca de 80 a 90% da população diabética e resulta, em geral, de graus variáveis de resistência à insulina e deficiência relativa na secreção desse hormônio. Vale ressaltar ainda que essa patologia é um problema de saúde pública prevalente, em ascendência, oneroso do ponto de vista social e econômico.






A professora Anna Paula, intensificou na palestra que a “Atenção Farmacêutica é um novo conceito de prática profissional em que o farmacêutico assume a responsabilidade das necessidades dos pacientes em relação ao uso racional de medicamentos. A implantação e validação de um modelo de Atenção Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) pode representar melhoria na qualidade de vida dos usuários portadores de doenças crônicas como o Diabetes Mellitus (DM).”


No seu estudo, a professora Anna Paula avaliou a viabilidade clínica e econômica da implantação de um modelo de Atenção Farmacêutica em uma Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) do SUS no município de Ribeirão Preto – SP. Segundo ela, o serviço de Atenção Farmacêutica acompanhou 71 usuários portadores de DM2 desde março de 2006 a agosto de 2007, no Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – SP (CSEFMRP/USP-SP), e assim, foi relatado e repassado aos dados observados.



Dessa forma, a professora Anna Paula concluiu que a Atenção Farmacêutica melhorou o controle metabólico dos pacientes diabéticos, bem como a qualidade de saúde do usuário.

Entrevista da Profa. Liz Loureiro na Rádio Araguari

A professora do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, Liz Loureiro participou no dia 27 de novembro de 2010 de uma entrevista na Rádio Araguari. O objetivo da entrevista foi discutir sobre o diabetes, uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo.



Ela relatou ainda sobre o evento realizado pelo curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari no dia 20 de novembro de 2010 na praça Getúlio Vargas, em comemoração ao dia Mundial do Diabetes, onde os acadêmicos e professores do curso de Farmácia orientaram a população sobre os riscos da diabetes, e como se prevenir sobre a doença.



Na entrevista a profa. Liz discorreu sobre a patologia, as diferenças existentes entre o tipo 1 e o tipo 2, as formas de prevenção e os medicamentos utilizados para o tratamento da doença.




Prevenção do Diabetes na I Semana da Farmácia

Durante a I Semana da Farmácia, os alunos do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, realizaram uma campanha dentro da própria Universidade de prevenção e conscientização sobre o diabetes.




Cerca de 200 pessoas, entre estudantes e funcionários participaram do evento, e tiveram a oportunidade de medir a glicemia capilar e receber orientações sobre o Diabetes.
O diabetes é uma doença crônica que aparece quando o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la adequadamente para suprir suas necessidades. O motivo é a alta taxa de glicemia encontrada no corpo.

As pessoas portadoras de diabetes devem mudar hábitos, para ter uma vida saudável, além de estar alerta para os níveis de glicose no sangue, afim de que sejam bem controlados.
O diabetes reduz a expectativa de vida do paciente em até 7 anos, e a maioria das causas está associada aos maus hábitos de vida, como alimentação rica em gorduras e a falta de exercícios físicos, além do estresse e do fator hereditariedade.

II Semana do Conhecimento Multidisciplinar no Ginásio da UNIPAC

O curso de Farmácia da UNIPAC/Araguari promoveu no dia 30 de novembro a II Semana do Conhecimento Multidisciplinar. O evento reuniu os alunos do período diurno da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Araguari, Tupaciguara, Romaria e Monte Carmelo do período noturno.



A UNIPAC reuniu os estudantes das escolas no ginásio da Instituição com o objetivo de promover uma maior integração entre os alunos concluintes do ensino médio e a Universidade. Eles também puderam conhecer as instalações da UNIPAC e ainda participarem de minicursos voltados para os cursos superiores oferecidos em Araguari.





Os alunos e professores do curso de Farmácia, orientaram sobre as áreas de atuação do profissional, como a Manipulação, drogaria, farmácia hospitalar e análises clínicas.




Na oportunidade, os discentes do curso verificaram a glicemia capilar dos alunos do 2° grau, e prestaram informações sobre a Diabetes.

I Semana da Farmácia

Entre os dias 29 e 01 de dezembro de 2010 será realizada a I Semana da Farmácia da UNIPAC Araguari.

Acadêmicos do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, farmacêuticos, profissionais e estudantes estão convidados para participar do evento que será realizado com a proposta de integrar os diversos atores da comunidade acadêmica e externa, por meio de participação e discussões através de atividades como palestras, debates e mini-cursos teóricos e práticos.

O coordenador do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari Professor Herbert Cristian de Souza destaca que todos os alunos do curso de Farmácia devem participar, e estende o convite a toda comunidade científica e profissional da cidade de Araguari.

Confira a programação completa:



 

Curso de Farmácia participa da II Semana do Conhecimento

O curso de Farmácia da UNIPAC/Araguari promoveu nos dias 22, 23 e 24 de novembro a II Semana do Conhecimento Multidisciplinar. O evento reuniu os alunos do período diurno da 3ª série do ensino médio das escolas estaduais e particulares de Araguari, Tupaciguara, Romaria e Monte Carmelo. Ainda dentro do mesmo projeto, no dia 30 de novembro a Instituição recebeu os concluintes do ensino médio do período noturno.

A UNIPAC abriu as portas do Campus com o objetivo de promover uma maior integração entre os alunos concluintes do ensino médio e a Universidade. Eles  também puderam conhecer as instalações da UNIPAC e ainda participarem de mini-cursos voltados para os cursos  superiores  oferecidos em Araguari. Assim, os estudantes de  nível médio, que queiram ingressar numa Faculdade, obtiveram nessa visita maiores informações sobre o curso superior de sua vocação.

Da programação constaram a participação nos mini-cursos de Manipulação de Shampoo, Produção de  Medicamentos Homeopáticos e Fitoterápicos, Orientação sobre o Diabetes, além da visita às dependências da Instituição, momento de lazer com show musical, lanche e distribuição de brindes em parceria com empresas locais.   

A II Semana do Conhecimento contou com a participação dos diretores, coordenadores, professores, grupos de apoio da biblioteca, laboratórios, áudio-visual e da comissão do Processo Seletivo. Os organizadores  também destacam a importante parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari e prefeituras das cidades vizinhas; e agradecem a confiança dos diretores dos estabelecimentos de ensino que enviaram seus alunos para o evento.  





Palestra na Associação do Câncer de Uberlândia

O curso de Farmácia da UNIPAC/Araguari promoveu no dia 20 de Novembro de 2010 uma campanha de prevenção contra o Diabetes Mellitus para os atendidos pela Associação do Câncer de Uberlândia.

A Associação do Câncer é uma entidade sem fins lucrativos que foi criada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portadores de câncer.


O evento contou com uma palestra sobre os cuidados com a Diabetes, ministrada pelo Prof. Herbert Cristian de Souza, onde ressaltou a importância para a saúde do paciente o uso correto de medicamentos e a automedicação responsável.

Na ocasião estiveram presentes as  alunas do curso de Farmácia, os quais acompanharam parâmetros fisiológicos dos atendidos da Associação do Câncer como: a aferição da pressão arterial e a medida da glicemia capilar.

Os acadêmicos acompanhados do coordenador do curso encaminharam para uma avaliação médica os atendidos que apresentaram acentuados desvios na glicemia capilar e pressão arterial alterada.

Com o evento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer sobre o trabalho da Associação do Câncer, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.








Dia Mundial do Diabetes: Curso de Farmácia realiza trabalho de prevenção

O curso de Farmácia, integrante da Faculdade de Ciências da Saúde da  UNIPAC/Araguari, realizou no dia 13 de novembro de 2010, véspera do “Dia Mundial do Diabetes”, uma  dia de atividades para alertar a comunidade sobre a doença. O evento foi realizado em parceria com uma empresa do varejo farmacêutico da cidade.  Das atividades constaram ações de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, gratuitamente, na Praça Getúlio Vargas,  centro de Araguari.

Conforme o professor  Herbert Cristian de Souza,  coordenador do curso de Farmácia da UNIPAC/Araguari, todo o trabalho foi acompanhado e monitorado por profissionais farmacêuticos com o objetivo de fornecer à população maior conhecimento sobre a patologia. E acrescentou que “em momento algum foi indicado qualquer medicamento para as patologias; trabalhamos com a orientação e a prevenção”.

Dezenas de pessoas aproveitaram o serviço oferecido em um stand montado na Praça, onde os alunos do curso de Farmácia orientaram e alertaram as pessoas sobre a importância de uma boa alimentação e prática de esportes como maneira correta de prevenir o Diabetes. Os casos mais complexos verificados durante a ação foram direcionados a procurar orientação médica. 

O Diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. Entre seus sintomas mais freqüentes estão o aumento da freqüência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele e inflamações dos nervos.

Em 2007, a Assembléia-Geral da ONU aprovou a Resolução nº 61/225, considerando o diabetes um problema de saúde pública e conclamando os países a divulgarem esse dia como forma de alerta e os governos a definirem políticas e suporte adequados para os portadores da doença.

Por coincidência, também em 2007, entrou em vigor, no Brasil, a Lei nº 11.347/2006 de autoria do ex-senador José Eduardo Dutra, que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos, e materiais necessários à sua aplicação, para o tratamento de portadores de diabetes, reforçando, assim, a garantia constitucional do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento universal e equânime.




Capacifar na UNIPAC Araguari


O CRF-MG entende que é parte da sua missão melhorar a atuação do profissional farmacêutico no atendimento à população. Para atender às demandas levantadas junto à categoria, foi criado o CAPACIFAR, uma iniciativa inédita no nosso estado, uma parceria público-privada que é de grande sucesso, percebida através da cobrança dos profissionais que já anseiam pela participação no projeto, e pelo entusiasmo dos parceiros já contatados.


O CRF-MG deseja colaborar na capacitação do farmacêutico, como forma de valorizar a profissão. O objetivo final é a melhoria das condições de saúde da nossa população, por meio da qualificação da assistência farmacêutica.

A característica de gratuidade do projeto é uma forma de retornar ao profissional parte da sua contribuição ao CRF-MG, que sabe dos desafios enfrentados no dia-a-dia da profissão. O pioneirismo da iniciativa demonstra que os profissionais sejam na sua prática diária: ousados, criativos, empreendedores, capacitados e firmes em seus propósitos.

O CRF-MG espera dar o exemplo de inovação, de modo que o farmacêutico sinta orgulho da sua profissão, que abrace as suas atividades com ímpeto transformador, para que onde quer que atue, a sua presença faça a diferença. Este é, no nosso entender, o melhor caminho para que a sociedade entenda verdadeiro papel do profissional, o que irá refletir certamente em maior inserção no mercado, melhor remuneração e acima de tudo, o reconhecimento da importância da atuação do farmacêutico.

Neste sentido, o curso de Farmácia da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC Campus Araguari) e o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) firmaram uma excelente parceria para promovem o CAPACIFAR na cidade de Araguari, que tem como objetivo de capacitar gratuitamente os profissionais farmacêuticos de Araguari e região.

Ainda, o CRF-MG estendeu o curso aos alunos do curso de Farmácia da UNIPAC Campus Araguari, como reconhecimento dos esforços da direção desta IES, tratando o curso como “extensão universitária”.

O projeto Capacifar, que teve início sábado dia 06/11/2010, e será dividido em 10 módulos com carga horária de 8 horas por módulo, totalizando 80 horas. As aulas irão acontecer na Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA), no campus da UNIPAC Araguari. Veja a programação completa.